Pular para o conteúdo principal
Charles Oliveira of Brazil reacts after his submission victory over Justin Gaethje in the UFC lightweight championship fight during the UFC 274 event at Footprint Center on May 07, 2022 in Phoenix, Arizona. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)
Lutas

Vitor Miranda analisa Charles "do Bronxs" Oliveira x Beneil Dariush | UFC 289

Confira os pontos fundamentais que podem fazer com que os lutadores saiam com a vitória no sábado (10)

Um dos confrontos mais esperados e importantes do ano acontecerá no UFC 289, neste sábado (10). O ex-campeão peso-leve Charles "do Bronxs" Oliveira e o norte-americano Beneil Dariush medirão forças na luta co-principal do evento, que pode dar ao vencedor uma chance de lutar pelo cinturão da categoria. O UFC Fight Pass transmite o evento ao vivo e com exclusividade a partir das 20 horas (horário de Brasília).

Com dois lutadores tão talentosos frente a frente no Octógono, chamamos Vitor Miranda para analisar os pontos fortes de cada um deles, que podem ser um fator decisivo para a vitória. Confira:

Beneil Dariush

Beneil Dariush comemora sua vitória no UFC 280. (Foto por Chis Unger/Zuffa LLC)

Beneil Dariush comemora sua vitória no UFC 280. (Foto por Chis Unger/Zuffa LLC)


Jiu-jítsu

O homem tem habilidade no chão com um bocado de finalizações na carreira. Claro, não tantas como o brasileiro, mas Dariush também tem muita fluidez nos movimentos e, dentro da arte suave, o americano é especialista no ataque das costas, pois tem seis vitórias com essa posição. 

De novo, não chega a ser do nível do Charles do Bronxs, mas ninguém é do nível de Charles do Bronxs.

Mas é um cara muito habilidoso no chão e que não fugiria de uma luta nesse nível com o Charles.

Por exemplo, quando Charles sente um golpe no duelo contra Justin Gaethje e senta para se recuperar, ele possivelmente não teria iss com Dariush, já que o norte-americano não terá medo de lutar no chão com o brasileiro. 

Dariush vai querer levar ela luta para o chão como plano A?  Acredito que não. Com Charles 100%, fica ruim para o adversário em qualquer posição, mas no caso de um knockdown por exemplo, Dariush tem o talento para capitalizar nessas situações. 

Mão esquerda

Direto de esquerda, overhand de esquerda, cruzado de esquerda.

No contra-golpe, no ataque.

O cardápio é completo com essa mão do canhoto Beneil Dariush. Então todo adversário precisa ficar com os dois olhos nessa mão. Para Charles, não será diferente.

Paciência e estratégia

O homem tem uma calma de dar inveja...

Dariush, nocauteia, finaliza, mas 40% das suas vitórias foram por decisão. Por outro lado, das 33 vitórias de Charles, apenas três chegaram na decisão dos juízes.

Tá, mas isso não é uma boa coisa? Sim, isso é ótimo. Quer dizer que Charles é tão bom no que faz, que em qualquer erro do adversário ele finaliza ou nocauteia. Em luta de 25 minutos, é impossível que o adversário não erre pelo menos uma vez.

Mas isso também quer dizer que para Charles do Bronxs não tem meio termo. É tudo ou nada, e quando ele perde ele também perde por nocaute ou finalização. Das suas derrotas, apenas uma foi na decisão.

O que eu quero dizer com isso é que se a luta estiver complicada em certas áreas para Dariush, ele tem um estilo estratégico de tentar ir pelo melhor caminho com paciência para levar a lutar até o final se for preciso. 

Ele não vai com toda sede ao pote, pois quem cresce o olho contra Charles do Bronxs geralmente acaba com o pescoço mais fino ou com o juiz tendo que separar.

Charles do Bronxs

Charles Oliveira comemora sua vitória no UFC 274. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Charles Oliveira comemora sua vitória no UFC 274. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Agora o que o Charlito Snake vai trazer para esse duelo?

Finalizações

Como o apelido ja anuncia, Charles vai trazer a sua constrição de jiboia,  uma vez que se enrolou na presa, é um abraço para gaiteiro.  

Eu ja fiz um vídeo destrinchando o mata-leão do Charles, onde eu disse que os movimentos primordiais para um mata-leão eficiente é colocar os ganchos e atacar o pescoço. Até ai todo mundo sabe, mas o que faz o Charles ter tanto sucesso nessa técnica é um detalhe que ele faz muito bem.

Ele sempre faz esses dois movimentos ao mesmo tempo. Em sincronia.. 

Ataca o pescoço ao mesmo tempo que coloca os ganchos, dessa maneira o adversário não sabe onde defender primeiro e acaba não defendendo nada.

Então se Charles do Bronx chega nessa posição não importa quem seja, faixa-preta ou não, as chances de não sair mais é muito grande.

No Caso de Dariush, que é muito bom em atacar essa posição também, a probabilidade pode cair porque quem ataca bem uma posição tende a defender bem essa mesma posição. Porém a chance de ser finalizado na sua posição preferida ainda é alta. 

Mão dura

O boxe do Charles está muito forte. Quando encaixa, pode ser lona, mas é preciso ter cuidado contra um canhoto que utiliza muito bem a sua mão de trás para contra-golpes, como o Dariush .

Na luta de Charles e Makhachev, que também é canhoto, o brasileiro não seguiu o protocolo que existe quando se luta contra o adversário com a base oposta, que é pisar por fora do pé da frente do adversário. Em bases opostas, quem pisa por fora tem sempre o melhor ângulo para desferir o direto e por isso essa posição é sempre disputada com afinco entre lutadores que lutam com a base oposta um do outro.

Mas a gente vê que logo na primeira aproximação, o Charles se aproximou em linha reta, pisando por dentro do pé do Makhachev e facilitando muito para o russo ficar em uma posição maravilhosa para apenas desferir seus golpes .

A gente sabe que Charles vai partir pra cima do Dariush, pois isso ja é natural dele. Porém, é importante vir com esse posicionamento por fora mais alinhado, para não tomar um invertida do norte-americano. Ele vai querer fazer igualzinho o Islam Makhachev, assim como o Dustin Poirier tentou fazer.

Experiência contra canhotos

Charles irá fazer a sua terceira luta seguida contra um adversário canhoto, e isso acaba sendo uma coisa boa, não por enfrentar um canhoto pois isso nunca é uma coisa boa. Hehehe.

Mas ja que tem que lutar com um canhoto, é bom que o brasileiro já vai para o terceiro camping seguido treinando contra adversários dessa base.

Mais treinos, mais experiência. Acredito que o brasileiro estará mais treinado e preparado para essas situações.

UFC 289: Nunes x Aldana foi um evento realizado em 10 de junho de 2023 em Vancouver, no Canadá. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all