Pular para o conteúdo principal

SAÚDE E PERFORMANCE DO ATLETA DO UFC

POLÍTICA ANTIDOPING

O UFC tem a política antidoping mais abrangente do esporte profissional. Ela é administrada por um parceiro independente, a Agência Antidoping dos Estados (USADA) – a mais conceituada afência de teste de drogas e antidoping dos EUA.

  • Todos os atletas do UFC estão inscritos
  • É uma política em transparente e acessível, com toda a informação disponível em ufc.usada.org

Os destaques da política incluem testes não-anunciados durante todo o ano para todos os atletas do UFC, aumento nas sanções para testes positivos, justiça e processos devidos incluindo opção de apelação para os atletas e administração da política por uma organização terceira independente.

A USADA determina quem é testado, bem como quando e onde. As sanções para testes positivos são direcionadas pela política do UFC.

Nosso objetivo no UFC com o desenvolvimento e a implementação da política é criar condições iguais que todos os atletas do UFC possam confiar e abraçar e, como resultado, ajudar a promover a saúde a curto e longo prazo de todos os lutadores do UFC e de nosso esporte.

OBJETIVO DO PROGRAMA
Esse programa é parte central dos esforços do UFC em proteger a saúde a segurança de seus atletas, e ainda proteger o direito deles de competir em igualdade de condições. A meta do UFC é que este seja o melhor programa antidoping do esporte profissional.

CENTRO LOU RUVO DA CLEVELAND CLINIC PARA A SAÚDE DO CÉREBRO – ESTUDO DA SAÚDE DO CÉREBRO DE LUTADORES PROFISSIONAIS:

O UFC orgulha-se de sua parceria com o Centro Lou Ruvo da Cleveland Clinic Para a Saúde do Cérebro no Estudo para a Saúde do Cérebro de Lutadores Profissionais (Professional Fighters Brain Health Study), um importante projeto de pesquisa sobre como os esportes de combate afetam o cérebro. O UFC reinvestirá e continuará investindo  nesse projeto a longo prazo.

É fundamental que o UFC entenda o impacto dos esportes de combate na saúde cerebral para que possamos criar um ambiente seguro para nossos atletas. Em 2016, o UFC comprometeu-se com um termo de cinco anos (acima de dois anos) e fez uma contribuição financeira de 1 milhão de dólares.

O estudo foca no desenvolvimento de métodos para detectar os sinais mais precoces e sutis de lesão cerebral em lutadores profissionais da ativa e aposentados de MMA e de boxe. Os pesquisadores esperam que isso possa ajudar a identificar os indivíduos com mais possibilidade de desenvolver distúrbios neurológicos crônicos.

Atualmente, o estudo conta com 600 participantes (aproximadamente 500 lutadores ativos, 60% MMA/40% boxeadores, 50 lutadores aposentados e 50 pessoas que não tiveram traumatismo na cabeça). 

ANÁLISES PRÉVIAS DO ESTUDO DA CLEVELAND CLINIC

O estudo pretende que algum dos achados de ressonância magnética, testes computadorizados ou marcadores de sangue possa rastrear com precisão o acúmulo de lesão cerebral ao longo do tempo ou identificar os lutadores que têm um declínio em seu desempenho clínico (cognitivo ou comportamental). (A Cleveland Clinic tem os resultados desde o primeiro ano, mas quer ver o que acontece ao longo dos anos 4 e 5.)

Há também planos para comparar as descobertas feitas daquelas obtidas de jogadores de futebol americanos aposentados ou militares veteranos para determinar se há semelhanças entre os traumas de crânio dos três grupos.

A Cleveland Clinic vai encerrar os estudos com o teste PET-Tau, uma técnica de imagem nova que pode indicar quem está desenvolvendo traumatismo cranioencefálico crônico.

INSTITUTO DE PERFORMANCE DO UFC

O Instituto de Performance do UFC é o primeiro centro multidisciplinar de perquisa, inovação e desempenho de artes marciais mistas do mundo. Esta moderna instalação para MMA de 2.787 metros quadrados, inaugurada em maio de 2017, oferece benefícios e serviços para todos os atletas que competem sob a bandeira do UFC.

Com um custo operacional anual multimilionário, o instituto funciona com uma equipe de especialistas em tempo integral nas áreas de força e condicionamento, nutrição e fisioterapia, e tem como foco fornecer aos atletas otimização de desempenho de extrema qualidade sem custo algum.