Pular para o conteúdo principal
Don't Miss A Moment Of UFC Fight Night: Moreno vs Royval 2, Live From Arena CDMX In Mexico City, Mexico On February 24, 2024
Análises

Raio-X: Brandon Moreno x Brandon Royval | UFC México

Confira uma análise da luta principal do evento deste sábado (24) baseada em dados dos atletas no Octógono

Atuais 1º e 3º colocados no ranking dos pesos-mosca respectivamente, Brandon Moreno e Brandon Royval fazem revanche na luta principal do UFC México, dia 24 de fevereiro na Cidade do México. O UFC Fight Pass transmite o evento com exclusividade a partir das 21 horas (horário de Brasília).

O ex-campeão peso-mosca e o norte-americano se enfrentaram pela primeira vez em novembro de 2020, com o mexicano levando a melhor com triunfo por nocaute técnico no 1º round. Confira abaixo os pontos fortes de cada um. 

Veja mais: 10 lutas para assistir antes do UFC México

Brandon Moreno 

1º colocado no ranking peso-mosca, 21-7-2 no cartel 

Brandon Moreno em sua entrada para a luta contra Alexandre Pantoja no UFC 290. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Brandon Moreno em sua entrada para a luta contra Alexandre Pantoja no UFC 290. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Ex-campeão da categoria até 56,7 Kg em duas oportunidades, Moreno luta em casa para se reabilitar após perder o título para o brasileiro Alexandre Pantoja em sua apresentação mais recente, em julho de 2023. O mexicano já venceu os principais nomes da categoria e espera que uma vitória neste sábado o leve a uma revanche com o brasileiro. 

Experiência no Octógono 

Brandon Moreno é um dos lutadores mais condecorados da história do peso-mosca. Suas seis vitórias pela via rápida estão em terceiro lugar como o maior número na história da categoria, e seus nove triunfos no Octógono estão em quinto na divisão. Ele venceu em três combates pelo título, o que o coloca em segundo lugar nesse quesito no peso-mosca, e seu total de sete bônus pós-luta é o segundo maior entre os lutadores até 56,7 Kg. 

Pressão constante na luta em pé 

Brandon Moreno costuma ditar o ritmo de seus combates ficando sempre em cima de seus adversários. Os 887 golpes significativos desferidos por ele estão em segundo lugar na história dos pesos-mosca, atrás apenas de Demetrious Johnson (1059). Desses, 147 foram contra Alexandre Pantoja no UFC 290 - o terceiro maior número em uma luta na divisão até 56,7 Kg - e os 132 contra Deiveson Figueiredo no UFC 256 são o sétimo maior número em um confronto na categoria. 

Domínio na luta de chão 

Moreno conseguiu 27 quedas no UFC, empatado com o sexto maior número na história do peso-mosca, mas onde o mexicano brilha é no domínio no solo. Ele tem 49m57s de controle sobre os rivais, o sétimo maior da categoria, e seus 42m52s na posição superior estão em quinto lugar na história da divisão até 56,7 Kg. 

Números de Sucesso 

Golpes significativos por minuto  

  • Brandon Moreno – 3,8
     
  • Média no UFC – 3,46 

Tentativas de queda a cada 15 minutos  

  • Brandon Moreno – 1,73 
     
  • Média no UFC – 1,52 

Precisão de quedas 

  • Brandon Moreno – 45,8%
     
  • Média no UFC – 37,6% 

 

Brandon Royval

3º colocado no ranking peso-mosca, 15-7 no cartel

Brandon Royval comemora a vitória no UFC Kansas City. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Brandon Royval comemora a vitória no UFC Kansas City. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Último desafiante ao cinturão peso-mosca, Royval quer voltar ao caminho das vitórias após perder para Alexandre Pantoja. O norte-americano é conhecido por terminar suas lutas pela via rápida e é perigoso tanto em pé, quanto no solo. 

Agressividade para vencer os rivais 

As lutas de Brandon Royval não costumam ser longas. Seu tempo médio dentro do Octógono é de 8m47s - o quinto mais curto entre os pesos-moscas ativos (mínimo de 5 lutas). Suas quatro vitórias pela via rápida estão em sétimo lugar na história da divisão e ele já foi recompensado com quatro bônus pós-luta, o que o deixa em quinto lugar na categoria até 56,7 Kg. 

Finalizador 

As três vitórias de Royval por finalização estão empatadas em quarto lugar na história dos pesos-moscas. Ele realiza 1,5 tentativas de finalização a cada 15 minutos de luta, a terceira maior taxa entre os lutadores ativos na categoria e a quinta maior taxa na história da divisão (mínimo de 5 lutas). 

Defesa de golpes 

A taxa de absorção de golpes significativos de Royval é de 3,05 por minuto, a quinta menor entre os pesos-moscas ativos (mínimo de 5 lutas). Consequentemente, Royval ostenta um diferencial de golpes significativos de +0,75 por minuto, o quinto maior entre os lutadores da atualidade na categoria (mínimo de 5 lutas). 

Números de Sucesso 

Knockdows a cada 15 minutos  

  • Brandon Royval – 0,64
     
  • Média no UFC – 0,31 

Golpes significativos absorvidos por minuto  

  • Brandon Royval – 3,05
     
  • Média no UFC – 3,46 

Precisão de quedas 

  • Brandon Royval – 66,7%
     
  • Média no UFC – 37,6% 

 

As estratégias  

Alvos dos golpes  

  • Moreno – cabeça (77,8%), corpo (14,1%), pernas (8,1%) 
     
  • Royval – cabeça (74,9%), corpo (16,1%), pernas (9%)     

Posição dos golpes 

  • Moreno – à distância (84,9%), clinch (5,5%), chão (9,6%) 
     
  • Royval – à distância (79,8%), clinch (4,5%), chão (15,7%)     

Posição na luta 

  • Moreno – em pé (74,1%), por cima no chão (18,4%), por baixo no chão (7,5%)
     
  • Royval – em pé (43,7%), por cima no chão (8,8%), por baixo no chão (47,5%) 

O UFC México: Moreno x Royval 2 foi um evento realizado em 24 de fevereiro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all