Pular para o conteúdo principal
Don't Miss A Moment Of UFC Fight Night: Luque vs Dos Anjos, Live From The UFC APEX In Las Vegas, Nevada On August 12, 2023
Lutas

Raio-X: Vicente Luque x Rafael dos Anjos | UFC Vegas 78

Confira uma análise da luta principal do evento deste sábado (12) baseada em dados dos atletas no Octógono

O Octógono retorna ao UFC Apex para a realização do UFC Vegas 78, dia 12 de agosto. Na luta principal, os brasileiros Vicente Luque e Rafael dos Anjos se enfrentam pelo peso meio-médio em um duelo programado para cinco rounds. O UFC Fight Pass transmite o evento na íntegra a partir das 17 horas (horário de Brasília).

O duelo entre ambos colocará frente a frente dois lutadores com estilos agressivos e baseados no domínio das ações no Octógono, tanto em pé, quanto no solo. Confira abaixo uma análise dos pontos fortes de cada um.

Vicente Luque

10° lugar no ranking peso-leve, 21-9-1 no cartel

Vicente Luque comemora a vitória contra Tyron Woodley no UFC 260. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Vicente Luque comemora a vitória contra Tyron Woodley no UFC 260. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Um dos lutadores mais empolgantes do peso meio-médio, Vicente Luque busca espantar a má fase no UFC Vegas 78. O brasileiro tem a maioria de suas vitórias pela via rápida e tem no triângulo de mão uma de suas grandes armas no Octógono. Abaixo, separamos algumas de suas características e marcas:

Segundo maior número de vitórias pela via rápida na história do peso meio-médio

Como dito acima, Vicente Luque é um dos lutadores mais empolgantes e agressivos da atualidade. Em sua história no Octógono, ele superou 13 oponentes sem precisar da pontuação dos juízes. Seus oito nocautes o deixam em segundo lugar como o maior nocauteador na história da divisão e suas cinco finalizações o deixam em quarto nesse quesito. Não bastasse isso, o brasileiro ainda é dono de oito bônus pós-luta, a terceira maior marca entre os pesos meio-médios.

Mãos velozes e poderosas

Luque conseguiu 10 knockdowns em sua jornada no Octógono, a quarta maior marca na história do peso meio-médio. Ele conecta 5,49 golpes significativos por minuto e é protagonista de verdadeiras batalhas épicas no Ultimate, como seu duelo contra Bryan Barbarena, onde conectou 132 golpes significativos na cabeça do rival. A combinação de velocidade, força e precisão são um de seus diferenciais, o que o faz ser um lutador perigoso a todo instante.

O rei do estrangulamento D'Arce

Ir para o chão com Vicente Luque não é uma boa ideia. O jiu-jítsu afiado do brasileiro pode ser visto em seus combates, mas o seu grande diferencial no quesito finalização é o Estrangulamento D'Arce. Sete de suas nove finalizações na carreira foram por esta via, sendo quatro delas no Ultimate - o que o torna o maior finalizador por este método na história da organização.

Números de sucesso 

Golpes significativos por minuto 

  • Vicente Luque – 5,49
  • Média no UFC – 2,5 

Precisão de golpes

  • Vicente Luque – 52,7%
  • Média no UFC – 42%

Knockdowns por 15 minutos

  • Vicente Luque – 0,85
  • Média no UFC – 0,29

Reveja as melhores lutas de Vicente Luque no UFC Fight Pass

Rafael dos Anjos

Ex-campeão peso-leve, 32-14 no cartel

Rafael dos Anjos comemora a vitória sobre Bryan Barberena no UFC Orlando. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Rafael dos Anjos comemora a vitória sobre Bryan Barberena no UFC Orlando. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Um dos grandes veteranos da atualidade, o ex-campeão peso-leve Rafael dos Anjos está em sua segunda passagem pelo peso meio-médio em busca de uma chance de lutar pelo cinturão. O brasileiro já enfrentou praticamente toda a elite das duas categorias e quer provar que ainda tem lenha para queimar. Abaixo, separamos algumas de suas características e marcas:

Maior tempo de luta na história do UFC

Não existe atleta na história do UFC com mais experiência do que Rafael dos Anjos. O ex-campeão dos leves venceu 21 vezes no Octógono e sua luta contra Vicente Luque será a de número 34 na organização. O que impressiona, porém, são as 8h01m49s de tempo de luta que o brasileiro passou em toda sua história no Ultimate - mais do que qualquer lutador na história. Por fim, ele conectou 1.716 golpes significativos em seus combates - a sexta maior marca da organização.

Precisão de golpes 

Com história em duas categorias, é normal que Rafael dos Anjos tenha marcas interessantes em ambas. No peso meio-médio, ele pode se orgulhar de sua precisão de golpes significativos, já que acerta 54,5% de suas tentativas - a quarta maior marca na história da categoria. O clinch é uma de suas principais armas nesse quesito, e prova disso são os 58 golpes acertados nessa posição em seu duelo contra o Hall da Fama do UFC, Robbie Lawler.

Controlar os adversários

Se Rafael tem sucesso na luta em pé, o que esperar dele então no grappling, sua especialidade? O ex-campeão é especialista em controler os rivais e utiliza muito bem a luta agarrada para sair com a vitória. Rafael tem 66 quedas registradas no Octógono, o décimo maior número na história do UFC, e quando ele está no clinch ou por cima no chão, é onde realmente brilha, tendo 2h12s38s de controle sobre seus adversários - a quinta maior marca na história do Ultimate.

Números de sucesso 

Golpes significativos por minuto 

  • Rafael dos Anjos – 3,56
  • Média no UFC – 2,5 

Defesa de golpes

  • Rafael dos Anjos – 61,2%
  • Média no UFC – 58%

Defesa de quedas

  • Rafael dos Anjos – 59,3%
  • Média no UFC – 55%

Fique por dentro do UFC Vegas 78 no UFC Fight Pass

    As estratégias 

    Alvos dos golpes 

    • Vicente Luque - cabeça (61,1%), corpo (12,5%), pernas (26,4%) 
    • Rafael dos Anjos- cabeça (58%), corpo (23,8%), pernas (18,2%) 

    Posição dos golpes 

    • Vicente Luque - distância (88,1%), clinch (5,5%), chão (6,4%) 
    • Rafael dos Anjos - distância (67,4%), clinch (16,8%), chão (15,8%) 

    Posição na luta 

    • Vicente Luque - em pé (80,8%), por cima no chão (7,8%), por baixo no chão (11,4%) 
    • Rafael dos Anjos - em pé (71,4%), por cima no chão (18,7%), por baixo no chão (9,9%)

    Rivais em comum 

    Leon Edwards

    • Vicente Luque - derrota por decisão (UFC Londres – 18/3/2017) 
    • Rafael dos Anjos - derrota por decisão (UFC San Antonio – 20/7/2019) 

    Bryan Barberena

    • Vicente Luque - vitória por nocaute (UFC Phoenix – 17/2/2019)
    • Rafael dos Anjos - vitória por finalização (UFC Orlando – 3/12/2022) 

    Michael Chiesa

    • Vicente Luque - vitória por finalização (UFC 265 – 7/8/2021) 
    • Rafael dos Anjos - derrota por decisão (UFC Raleigh – 25/1/2020) 

    O UFC Vegas 78: Luque x Dos Anjos foi um evento realizado em 12 de agosto de 2023 no UFC Apex, em Las Vegas. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

    News and announcements

    View all