Pular para o conteúdo principal

Lições do pôquer para o UFC

O superjogador André Akkari conta quatro coisas que o carteado pode ensinar para os lutadores – e para nós todos

Um dos jogadores de pôquer mais famosos do país, André Akkari tem em seu currículo a conquista de 2 milhões de dólares em torneios presenciais, além de um bracelete do WSOP, o mundial do esporte, que ganhou em 2011. Proprietário de uma equipe de pôquer, a Akkari Team, o jogador é uma sumidade quando o assunto é carteado.

André é também atleta PokerStars, empresa que opera os sites de pôquer mais populares do mundo e que anunciou no ano passado uma parceria exclusiva com o UFC. O acordo, aliás, acaba de dar alguns frutos: no começo do mês, foi lançado o Spin & Go UFC, torneios de pôquer de alta velocidade, com três jogadores e premiações vultosas, que chegam na casa dos milhões.

André Akkari sempre diz que o pôquer traz diversas lições para nossa vida. Por isso, pedimos a ele que nos contasse quatro coisas que o jogo pode ensinar para os lutadores – claro, elas transcendem o octógono e podem também nos ajudar a lidar com percalços e adversidades em nossas carreiras.

André Akkari - Foto: reprodução/Instagram

1. Você aprende a jogar de dentro da cabeça do seu adversário

“No pôquer isso é fundamental”, diz André – em nossas carreiras, a lição se aplica especialmente em relação às empresas e produtos concorrentes. “Trabalhar as suas forças e habilidades é importante, mas mais importante ainda é você entender como seu adversário enxerga você. Em que pontos ele acha você forte? Em quais ele acha você fraco? E, principalmente, como ele pretende tirar vantagem disso?”

2. Cuidado com o excesso de agressividade

Obviamente, ser agressivo no pôquer, no UFC e em nossos objetivos profissionais é vital. “Mas é preciso ser inteligente”, afirma Akkari. “Não adianta deixar a emoção comandar quando se aflora a agressividade. Potência sem estratégia é burrice, e quando isso acontece o preço é alto: seu adversário pode usar sua força contra você.”

3. Estatísticas são importantes

Segundo André Akkari, tudo no esporte é determinado pela matemática – e é assim também nos negócios. “Ela é a rainha do jogo”, explica. “No pôquer, a exatidão é crucial para se ter uma grande performance, conhecer seus adversários por números, não superficialmente, mas profundamente. A ponto de, se eles não forem disponíveis de maneiras fáceis, você precisar pagar profissionais para gerá-los. Somente através de estatísticas você consegue obter vantagens inimagináveis.”

4. Paciência e resiliência formam campeões

“Paciência é uma virtude que poucas pessoas têm”, acredita o jogador. “Mas paciência gera oportunidade. Somente quem enxerga algo por outro ângulo pode tirar proveito das melhores situações. E não se deve nunca, em nenhuma hipótese desistir. Sempre existe uma decisão ótima e estratégica a ser tomada, em todos os setores da vida. Apenas pensando assim você consegue sempre entregar o máximo, fazer amostragem e vencer no longo prazo.”