Pular para o conteúdo principal
Blog do Marcelo Alonso

RAFAEL FALA DA LUTA COM CHIESA

Atual quinto do ranking dos meio médios Rafael vem de uma seqüência de cinco lutas de cinco rounds, totalizando quase 120 minutos no octógono nos últimos 3 anos.

Numa live que fizemos em dezembro o ex-campeão me contou uma curiosidade sobre sua ultima maratona. Após vencer Kevin Lee em maio de 2019 tirou férias com o filho e foi acampar em Utah, a mais de 1000 km de sua casa na Califórnia. Até que no meio de uma refeição recebeu um telefonema de Dana White pedindo uma “mãozinha”. Que aceitasse pegar a pedreira Leon Edwards, que vinha de 7 vitórias consecutivas, dali a 4 semanas (em julho). Mesmo sabendo que teria muito a perder, Rafael acatou o pedido do patrão. Interrompeu as férias, dirigiu 1000 km de volta e fez um camp de 3 semanas para encarar mais um desafio de 25 minutos. Perdeu, mas como sempre entregou um lutão.

Depois de “quebrar este galho” para Dana White o brasileiro acreditou que o patrão retribuiria a gentileza e lhe entregou uma lista de sugestões para uma próxima luta em 3 rounds: Nick ou Nate Diaz, Anthony Pettis, Conor, Ponzinibio, Tyron Woodley. Infelizmente nenhum deles estava disponível, então resolveu aceitar um atleta não ranqueado, Michael Chiesa. Outro peso leve que faz sua 3º luta na divisão dos meio médios “Estou vindo de 5 lutas de 5 rounds, como os lutadores que pedi não estavam disponíveis resolvi aceitar o Chiesa, que tem um jogo que se encaixa bem com o meu”, me revelou Dos Anjos, dando dicas inclusive de seu plano tático. “Acho que a estratégia dele será me derrubar e tenho treinado muito em cima do jogo dele. Pelo que vi em sua ultima luta ele comete muitos erros básicos e perde muita posição no chão. Na parte em pé, como ele é canhoto e muito alto, pretendo chutar bastante a perna da frente, evitar as quedas e pressioná-lo”.

No papel o brasileiro é melhor em pé e no chão. Além de ter um ótimo Wrestling defensivo para complicar a estratégia do americano, mas em se tratando de MMA, obviamente, tudo pode acontecer. Independente do resultado uma coisa é certa,  Rafael continuará treinando duro sempre em busca do cinturão, como revelou nesta quinta para a equipe docombate.com nos EUA. “Este ano quero fazer três ou quatro lutas. Se Deus quiser vou dar mais uma virada na minha carreira a partir desta vitória no sábado. Luto para ser o melhor sempre, quero o cinturão de novo e sei que tenho o que precisa para chegar lá. Chegou a minha hora”, garantiu Dos Anjos. 

Para um lutador que escreveu a trajetória acima falar em lutar pelo cinturão pela terceira vez está muito longe de parecer um sonho. Mas independente de seus futuros resultados uma coisa é certa, Rafael dos Anjos é um exemplo que merece o máximo respeito, seja de oponentes ou torcedores.