Pular para o conteúdo principal
Don't Miss A Moment Of UFC 289: Nunes vs Aldana, Live From Rogers Arena In Vancouver, Canada On June 10, 2023
Lutas

Raio-X: Amanda Nunes x Irene Aldana | UFC 289

Confira uma análise da luta principal do evento deste sábado (10) baseada em dados das atletas no Octógono

A dupla-campeã Amanda Nunes busca sua 6ª defesa do cinturão peso-galo no dia 10 de junho, quando encara Irene Aldana na luta principal do UFC 289, em Vancouver, no Canadá. O UFC Fight Pass transmite o evento ao vivo e com exclusividade a partir das 20 horas (horário de Brasília).

O duelo entre ambas colocará frente a frente duas atletas em momentos diferentes na carreira, já que a brasileira é considerada a maior lutadora de MMA de todos os tempos, enquanto Irene terá pela primeira vez a chance de disputar um título do Ultimate. Confira abaixo uma análise dos pontos fortes de cada uma. 

Amanda Nunes 

Campeã peso-galo e peso-pena, 1° lugar no ranking peso-por-peso, 22-5 no cartel 

Amanda Nunes comemora a vitória no UFC 277 com seus dois cinturões. (Foto por Carmen Mandato/Getty Images)

Amanda Nunes comemora a vitória no UFC 277 com seus dois cinturões. (Foto por Carmen Mandato/Getty Images)


Não há dúvidas de que Amanda Nunes é a maior lutadora da história do MMA que já existiu. A brasileira conquistou o cinturão peso-galo duas vezes e é dona de diversas marcas importantes no Octógono. Abaixo, separamos algumas delas: 

Mais vitórias na história do UFC 

Amanda Nunes é a lutadora mais condecorada na história do UFC. Suas 15 vitórias - sendo dez delas pela via rápida - em duas categorias de peso diferentes é o maior número na história das mulheres no UFC. Ela também tem os recordes de mais vitórias no peso-galo (12) e mais vitórias pela via rápida na categoria (8). Não bastassem essas marcas, a brasileira também venceu dez lutas pelo cinturão, mais do que qualquer mulher no Ultimate, e é a quinta colocada em vitórias por lutas de título independente de gênero e categoria. 

Vitórias rápidas e avassaladoras 

Nove das vitórias de Amanda no UFC vieram no 1° round, mais do que qualquer mulher já conquistou no Octógono. No peso-galo, o nocaute da “Leoa” em Ronda Rousey em apenas 48 segundos é um dos mais memoráveis da categoria. Outros destaques são os nocautes em 1m56s e 2m08s em Shayna Baszler e Sheila Gaff, respectivamente. 

Quedas perigosas e decisivas 

Além do já conhecido poder de nocaute, a brasileira tem outra arma em seu arsenal: o poder de quedas. No peso-galo, Amanda conseguiu derrubar as oponentes por 26 vezes e está atrás apenas de Sara McMann, com 27. A “Leoa” passou 51m28s por cima de suas rivais, novamente atrás apenas de McMann, que ficou 59m55s. Além disso, a campeã é muito precisa quando entra em queda, tendo uma taxa de sucesso de 55,3%. 

Números de sucesso 

Precisão de golpes

  • Amanda Nunes – 51,8% 
  • Média no UFC – 42% 

Golpes significativos conectados por minuto 

  • Amanda Nunes – 4,38 
  • Média no UFC – 2,5 

Precisão de quedas 

  • Amanda Nunes – 59,3% 
  • Média no UFC – 45% 

Defesa de quedas 

  • Amanda Nunes – 81,3% 
  • Média no UFC – 55% 

Confira o melhor de Amanda Nunes no UFC Fight Pass

Irene Aldana 

5ª colocada no peso-galo, 14-6 no cartel 

Irene Aldana comemora sua vitória no UFC 279. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Irene Aldana comemora sua vitória no UFC 279. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Irene Aldana vai em busca de ser mais uma lutadora mexicana a ter um cinturão do Ultimate. Alexa Grasso (campeã peso-mosca), Brandon Moreno (campeão peso-mosca) e Yair Rodriguez (campeão interino peso-pena) são os três atletas do país que detém títulos. Abaixo, separamos os pontos de destaque da desafiante. 

Volume de golpes 

Irene Aldana é uma das lutadoras com o maior volume de golpes do peso-galo. Conhecida por seu boxe, a mexicana consegue conectar uma média de 5,61 golpes significativos por minuto – a quarta maior marca na categoria. Ao todo, a mexicana já acertou 773 golpes significativos em suas lutas e está atrás apenas de Raquel Pennington na divisão, com 922. A desafiante também já se mostrou perigosa em diversas situações, como quando acertou 125 golpes significativos contra Vanessa Melo ou quando nocauteou Macy Chiasson com um chute no abdômen vindo da guarda – o único deste tipo na história do UFC. 

Defesa de quedas 

Sim, já conseguiram colocar Aldana no solo, mas a mexicana já obteve muito sucesso ao frustrar diversas wrestlers no Octógono. Ela conseguiu defender 38 das 45 vezes que a tentaram colocar no chão - uma taxa de sucesso de mais de 80%. Tudo isso favorece seu jogo, visto que ela se sente mais confortável na luta em pé. 

Esquivas e boa defesa em pé 

Como já foi dito, a especialidade de Aldana é a luta em pé - e a peso-galo não vive apenas de um bom ataque. A mexicana é uma das lutadoras que mais consegue defender golpes significativos na categoria, evitando 61% dos ataques das rivais – a quarta maior marca na história da divisão.

Números de sucesso 

Golpes significativos conectados por minuto 

  • Irene Aldana – 5,39 
  • Média no UFC – 2,5 

Defesa de quedas 

  • Irene Aldana – 84,4% 
  • Média no UFC – 55% 

Reveja a vitória de Aldana contra Chiasson no UFC Fight Pass


As estratégias 

Alvos dos golpes 

  • Nunes - cabeça (67,7%), corpo (12,2%), pernas (20,1%) 
  • Aldana - cabeça (67,8%), corpo (13,6%), pernas (18,6%) 

Posição dos golpes 

  • Nunes - distância (66,6%), clinch (3,6%), chão (29,8%) 
  • Aldana - distância (86,4%), clinch (6,2%), chão (7,4%) 

Posição na luta 

  • Nunes - em pé (61,6%), por cima no chão (32,4%), por baixo no chão (5,7%) 
  • Aldana - em pé (86,6%), por cima no chão (2,7%), por baixo no chão (9,8%) 

Rivais em comum 

Holly Holm 

  • Nunes - vitória por nocaute (UFC 239 – 7/7/2019) 
  • Aldana - derrota por decisão unânime (UFC Fight Island 4 – 3/10/2020) 

Raquel Pennington 

  • Nunes - vitória por nocaute (UFC 224 – 12/5/2018) 
  • Aldana - derrota por decisão dividida (UFC San Antonio – 20/7/2019) 

UFC 289: Nunes x Aldana foi um evento realizado em 10 de junho de 2023 em Vancouver, no Canadá. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all