Pular para o conteúdo principal
Leon Edwards of Jamaica reacts after defeating Kamaru Usman of Nigeria in the UFC welterweight championship fight during the UFC 286 event at The O2 Arena on March 18, 2023 in London, England. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Atletas

Sete anos e doze lutas: a invencibilidade de Leon Edwards

Campeão dos meio-médios busca sua segunda defesa de titulo no UFC 296, onde enfrenta Colby Covington na luta principal

O britânico Leon Edwards vai em busca da segunda defesa do cinturão dos meio-médios no próximo sábado (16), quando enfrenta Colby Covington na luta principal do UFC 296, em Las Vegas. O campeão está invicto no Octógono nos últimos sete anos, acumulando 11 triunfos em 12 lutas nesse período.

Assine o UFC Fight Pass com 50% de desconto no plano anual

Edwards não teve um início fácil em sua caminhada no Ultimate, com duas vitórias e duas derrotas, mas tudo mudaria após o revés para Kamaru Usman, em 2015. Edwards passou a conquistar aos poucos seu espaço da divisão, saindo do status de um atleta irregular para campeão de uma das categorias mais disputadas na história da organização.

O britânico acumulou vitórias notáveis no início, incluindo grandes performances contra Dominic Waters, Albert Tumenov e Vicente Luque, provando seu amadurecimento como atleta. Sua vitória sobre o brasileiro se mostrou crucial, visto que Luque vinha em uma sequência de quatro vitórias avassaladoras e era visto como uma das grandes promessas da categoria.

 

Leon Edwards golpeia Vicente Luque durante o UFC Londres, em 2017. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Leon Edwards golpeia Vicente Luque durante o UFC Londres, em 2017. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Mais duas vitórias contra Bryan Barberena e Peter Sobotta vieram e então veio a primeira mudança de patamar. Edwards foi escalado para fazer sua primeira luta principal contra a lenda Donald Cerrone, em Singapura. O britânico teve uma atuação irretocável e saiu com o braço levantado por decisão unânime após 25 minutos.

Em seguida, saiu vitorioso contra Gunnar Nelson em uma luta morna na O2 Arena, mas foi seu desempenho dominante contra Rafael Dos Anjos que o aproximou da disputa pelo título - algo que seria adiado por conta da pandemia de COVID-19, já que houve o cancelamento de um confronto contra o ex-campeão Tyron Woodley.

Após um hiato de dois anos, ele retornou ao Octógono contra Belal Muhammad, em um combate que terminou prematuramente devido a um golpe no olho dado por Edwards de forma acidental, impossibilitando que seu oponente continuasse na luta. Em seguida, enfrentou Nate Diaz em um duelo de cinco rounds no UFC 263, dominando a luta por completo e sobrevivendo a um momento perigoso no final do confronto.

Leon Edwards golpeia Nate Diaz durante o UFC 263. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Leon Edwards golpeia Nate Diaz durante o UFC 263. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Depois da vitória contra Diaz, veio a chance de lutar pelo cinturão contra seu último algoz - Kamaru Usman - em uma revanche. Tudo indicava que Edwards sairia derrotado na decisão dos juízes, mas um chute alto histórico no último round mudou tudo e "Rocky" nocauteou o nigeriano para conquistar o título da divisão. Logo em sua primeira defesa, ele retornou para Londres, onde derrotou Usman novamente, encerrando a trilogia.

A vitória elevou para 12 lutas a sua sequência de invencibilidade e agora Edwards enfrenta Colby Covington no UFC 296, buscando consolidar sua posição como campeão e encerrar um ano notável para o MMA britânico, especiamente após Tom Aspinall conquistar o cinturão interino do peso-pesado no UFC 295.


O UFC 296: Edwards x Covington foi um evento realizado em 16 de dezembro de 2023. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all