Pular para o conteúdo principal
Charles Oliveira of Brazil reacts after his submission victory over Justin Gaethje in the UFC lightweight championship fight during the UFC 274 event at Footprint Center on May 07, 2022 in Phoenix, Arizona. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Listas

Top 5: as lutas imperdíveis em outubro de 2022

Confira uma lista com cinco duelos que prometem estremecer o Octógono no mês

O mês de outubro chegou e traz consigo quatro eventos para os fãs de MMA. Entre lutas valendo o cinturão e duelos que prometem ser eletrizantes, listamos abaixo os cinco combates do mês que prometem estremecer o Octógono. 

UFC Vegas 61 (1/10/2022) 

Mackenzie Dern x Xiaonan Yan 

Mackenzie Dern comemora a vitória no UFC 273. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Mackenzie Dern comemora a vitória no UFC 273. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Começamos o mês com um duelo intrigante que pode movimentar a parte de cima da categoria do peso-palha, com Mackenzie Dern e Xiaonan Yan se enfrentando na luta principal do UFC Vegas 61. 

Mackenzie se recuperou da derrota para Marina Rodriguez no ano passado com uma vitória por decisão dividida sobre Tecia Torres no UFC 273, em abril. A brasileira é uma das melhores atletas do UFC quando o assunto é a luta no solo, sendo a recordista em finalizações no peso-palha, e vem evoluindo na trocação a cada combate. 

Yan começou sua jornada no UFC de forma fulminante, com seis vitórias em seis lutas, mas conheceu sua primeira derrota na organização nas mãos da atual campeã Carla Esparza, em maio de 2021. Ela retornou ao Octógono no UFC 272, em março, e conheceu seu segundo revés no Ultimate após ser superada por Marina Rodriguez em uma decisão dividida muito apertada.  

O Top 5 da divisão está muito disputado e há nomes fortes e conhecidos esperando uma chance para disputar o título contra a vencedora de Esparza e Zhang no UFC 281, em novembro, e uma apresentação dominante de qualquer uma das duas lutadoras pode colocá-las na lista desses nomes.

UFC Vegas 62 (15/10/2022) 

Alexa Grasso x Viviane Araújo 

Viviane Araújo comemora sua vitória no UFC Vegas 54. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Viviane Araújo comemora sua vitória no UFC Vegas 54. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


A segunda luta principal do mês lembra bastante o combate entre Mackenzie Dern e Xiaonan Yan em termos de perspectiva, mas passando do peso-palha para o peso-mosca. Alexa Grasso e Viviane Araújo são duas lutadoras no Top 10 da categoria e estão de olho em uma chance de lutar pelo título. 

Desde que subiu para o peso-mosca, Alexa Grasso vive uma fase iluminada e ainda não sabe o que é perder. Em seus três combates na divisão, ela saiu com o braço levantado em todos, com destaque para a finalização contra Joanne Wood em março deste ano. A mexicana parece estar em seu auge técnico e físico e uma vitória pode fortalecer seu nome como desafiante ao cinturão. 

Viviane Araújo se estabeleceu na divisão em pouco menos de três anos. A brasileira tem sido uma presença constante no Top 10 do peso-mosca e venceu cinco de suas sete lutas no Octógono. Aos 35 anos, ela se mostra uma lutadora completa, com uma trocação afiada e boa movimentação, além de um wrestling sólido quando é necessário levar o combate para o chão. 

Com a campeã Valentina Shevchenko tendo defendido o cinturão contra praticamente todas as lutadoras do Top 5 e ainda sem um próximo duelo marcado, existe a possibilidade da desafiante ao cinturão sair dessa luta, especialmente se alguma das lutadoras vencer a rival de forma espetacular.

UFC 280 (22/10/2022) 

Aljamain Sterling x TJ Dillashaw 

Aljamain Sterling comemora a vitória no UFC 273. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Aljamain Sterling comemora a vitória no UFC 273. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


A primeira das duas lutas valendo título deste mês será a co-principal do UFC 280, e Aljamain Sterling e TJ Dillashaw estão prontos para levar ao público em Abu Dhabi um combate eletrizante. 

Depois de conquistar o cinturão após a desqualificação de Petr Yan em 2021 por conta de uma joelhada ilegal e ficar um ano afastado após uma cirurgia no pescoço, Sterling retornou para mostrar o motivo pelo qual ele é o campeão da categoria. O norte-americano superou Petr Yan em uma revanche por decisão dividida, no UFC 273, e acabou com qualquer dúvida sobre seu merecimento. Agora ele terá a oportunidade de cimentar de vez seu posto em Abu Dhabi. 

Dillashaw voltou em julho do ano passado ao Octógono após cumprir dois anos de suspensão com uma vitória por decisão dividida sobre Cory Sandhagen após cinco rounds insanos, recheados de trocação e movimentação frenéticas. Ele precisou fazer uma cirurgia no joelho após o combate e agora, contra Sterling, ele pode se juntar a Randy Couture e ser o segundo lutador na história do UFC a conquistar o cinturão da mesma categoria por três vezes. 

Do ponto de vista técnico, essa luta promete ser uma das melhores do ano. Sterling é um excelente wrestler, mas com certeza terá mais dificuldades para usar seu grappling contra Dillashaw do que teve contra Yan. O desafiante, por outro lado, é um dos atletas mais testados e experientes da divisão e lutou pelo cinturão em sete de suas últimas dez lutas. Sobra qualidade a ambos e quem ganha com este duelo, com certeza, são os fãs. 

Charles do Bronx x Islam Makhachev 

Charles Oliveira of Brazil secures a rear choke submission against Justin Gaethje in the UFC lightweight championship fight during the UFC 274 event at Footprint Center on May 07, 2022 in Phoenix, Arizona. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)

Charles Oliveira finaliza Justin Gaethje na luta principal do UFC 274. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Os dois melhores pesos-leves do mundo irão colidir na luta principal do UFC 280 em busca do cinturão da categoria. 

Charles do Bronx perdeu o cinturão no UFC 274, em maio, por não ter batido o peso para a luta contra Justin Gaethje, mas o brasileiro não se abateu e finalizou o norte-americano, ampliando para 11 o número de vitórias seguidas no Octógono. Charles é o maior finalizador na história do UFC e mostrou grande evolução na luta em pé em suas últimas apresentações, sendo um dos mais talentosos e resilientes lutadores na atualidade. 

Islam Makhachev chega para a luta em uma sequência de oito vitórias - as últimas quatro por nocaute ou finalização. O pupilo de Khabib Nurmagomedov se mostrou dominante e perigoso em todas as lutas e garante estar pronto para encarar o brasileiro e seguir os passos do seu atual treinador. 

Essa é uma luta que irá definir um novo capítulo na história do peso-leve. Caso Charles vença, ele já terá derrotado praticamente toda a elite do peso-leve e irá cimentar seu nome como um dos maiores da categoria. Se Makhachev vencer, ele dará início a um novo reinado russo na divisão e, aos 31 anos, terá tempo suficiente para construir seu legado no peso-leve. 

Qual deles irá prevalecer?

UFC Vegas 63 (29/10/2022) 

Calvin Kattar x Arnold Allen

Calvin Kattar punches Giga Chikadze of Georgia in their featherweight fight during the UFC Fight Night event at UFC APEX on January 15, 2022 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Calvin Kattar golpeia Giga Chikadze na luta principal do UFC Vegas 46. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images)

Calvin Kattar punches Giga Chikadze of Georgia in their featherweight fight during the UFC Fight Night event at UFC APEX on January 15, 2022 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Os fãs poderão estar com alguma “ressaca” após acompanhar duas lutas valendo o cinturão no UFC 280, mas garantimos a você: o combate entre Calvin Kattar e Arnold Allen é um forte candidato à “Luta do Ano” se os dois pesos-pena levarem para o Octógono tudo o que já vimos deles até o momento. 

Kattar retorna após a derrota por decisão dividida para Josh Emmett em junho. O resultado foi muito contestado e, apesar do revés, ele se mantém como um dos mais perigosos e importantes lutadores do peso-pena. O norte-americano faturou o bônus de “Luta da Noite” em suas últimas três apresentações e sempre traz um estilo agressivo para seus combates. 

Allen ainda não sabe o que é perder no UFC, acumulando nove vitórias em suas lutas no Octógono. Em sua última apresentação, o britânico nocauteou Dan Hooker em apenas dois minutos e meio no UFC Londres e pediu para enfrentar justamente Kattar. Ele teve seu pedido atendido e sabe que uma vitória contra o norte-americano pode colocá-lo em uma ótima posição em busca do cinturão. 

A luta principal do UFC Vegas 63 com certeza irá mexer nas estruturas da divisão do peso-pena – uma das mais técnicas e talentosas da atualidade. O vencedor do duelo pode até não ser o próximo desafiante ao título, mas isso não diminui em nada a qualidade de ambos e o que essa luta deve trazer para quem gosta do esporte.